02/09/2024 11h30 - Atualizado em 02/09/2024 11h32

Governo do Estado inaugura Sistema de Esgotamento Sanitário de Iúna

Na manhã deste sábado (31/08/2024), o governador Renato Casagrande e o diretor Administrativo e Comercial da Cesan, Rafael Grossi inauguraram o Sistema de Esgotamento Sanitário de Iúna. Com investimento total de R$ 31 milhões, o novo sistema trará melhorias significativas para a qualidade de vida dos moradores de Iúna, abrangendo bairros como Vila Nova, Vale Verde, Niterói, Ferreira Vale, Nossa Senhora da Penha, Pito, Quilombo, Centro e Guanabara.  

“A inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário de Iúna é um marco importante para o avanço do saneamento na região. Desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, este projeto trouxe melhorias significativas na capacidade e eficiência do tratamento de esgoto. Durante a execução do projeto, as ligações das moradias à rede foram realizadas de forma gratuita, o que só foi possível graças à permissão e cooperação dos moradores. Essas melhorias não só garantirão um gerenciamento mais eficaz dos resíduos, mas também contribuirão para a saúde pública e a preservação ambiental do município, beneficiando diretamente toda a comunidade. Além disso, com esta inauguração, estamos cumprindo o Marco Regulatório, universalizando o tratamento de esgoto em Iúna” afirmou Rafael Grossi.

O projeto contou com a construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar 36 litros de esgoto por segundo. Além disso, foram instaladas de redes coletoras e recalques, ligações domiciliares e Intradomiciliares, e seis Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB). Estas melhorias representam um passo importante para a promoção da saúde pública e a preservação ambiental na região. 

Essas melhorias refletem o compromisso contínuo do Governo do Estado e da Cesan com a qualidade de vida dos cidadãos capixabas.  

Matéria original no site da CESAN em:

https://www.cesan.com.br/_news-cesan-/governo-inaugura-sistema-de-esgotamento-sanitario-do-complexo-penitenciario-do-xuri/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard