Curso que teve início na última terça-feira (23), representa um marco para o desenvolvimento técnico da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo – MRAE/ES.
Na última terça-feira (23) foi realizada a aula inaugural do Plano de Capacitação da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE/ES), no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES). A aula foi conduzida pelo professor Honorário Associado da University College London (UCL) e coordenador geral do MBA “PPP e Concessões” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Carlos Alexandre Nascimento. O plano de Capacitação é uma parceria entre a secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a FESPSP.
Dividido em cinco módulos, o programa oferece uma gama abrangente de conhecimentos fundamentais para impulsionar o setor de saneamento básico na região, visando o fortalecimento dos integrantes das instâncias de governança no âmbito da MRAE, incluindo Colegiado Regional, Comitê Técnico, Conselho Participativo, servidores municipais e estaduais.
A iniciativa é um passo importante para o avanço do saneamento básico na região, garantindo uma gestão mais eficiente e alinhada com as necessidades da comunidade.
Programa:
Módulo 1 – Marco Regulatório - Fundamentos Legais e Metas:
Neste módulo, serão exploradas as bases legislativas do setor de saneamento básico em nível nacional e estadual, além de contratos, metas de prestação de serviços e outras temáticas essenciais.
Módulo 2 – Aspectos organizacionais da Microrregião - Organização Eficiente:
Destinado a representantes municipais e técnicos, este módulo detalha os principais aspectos da organização da Microrregião, incluindo estrutura, prestação de contas, infraestrutura física e relações institucionais.
Módulo 3 – Perspectivas futuras para a Microrregião - Visão de Futuro:
Este módulo enfoca o papel da Microrregião nas políticas públicas estaduais, visando fortalecer a gestão setorial e alcançar a universalização dos serviços.
Módulo 4 – Manual de operações - Eficiência Operacional:
Direcionado aos servidores da Autarquia Intergovernamental da Microrregião, este módulo oferece orientações práticas para melhorar as operações cotidianas.
Módulo 5 – Processos de tomada de decisão:
Para os membros do Comitê Técnico e futuros integrantes do setor técnico, este módulo aborda temas específicos como concessões e planos, preparando-os para tomadas de decisão fundamentadas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 99661-7588