24/06/2024 15h54 - Atualizado em 25/06/2024 08h19

Comitê Técnico da MRAE/ES realiza reunião fundamental para o futuro do Saneamento no Espírito Santo

Nesta segunda-feira (24), o Comitê Técnico do Colegiado Regional da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo (MRAE/ES), realizou, uma importante reunião na sede da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDURB), localizada no coração de Vitória. O encontro, que teve início às 14h, contou com a presença de figuras proeminentes do Governo do Estado e representantes municipais.

Agenda Estratégica

Sob a coordenação de Sérgio Rabello, Secretário-Geral da MRAE/ES, a reunião abordou temas vitais para o avanço do saneamento no estado. A pauta incluiu:

Elaboração da Matriz SWOT da MRAE/ES: Esta análise estratégica, desenvolvida com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), recebeu sugestões valiosas dos participantes e foi aprovada por unanimidade. A matriz será apresentada ao Colegiado Regional na próxima reunião, marcando um passo significativo na estruturação da autarquia.

Proposta de Criação de Câmaras Temáticas: Conforme o Art. 7º da Lei Complementar nº 968/2021, a criação dessas câmaras foi debatida e aprovada, apontando para um futuro mais colaborativo e especializado na prestação dos serviços.

Universalização dos Serviços de Água e Esgoto: Foram discutidas as respostas das prefeituras sobre os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE’s), com foco nas medidas necessárias para atingir as metas de cobertura até 2033. A maioria dos municípios ainda enfrenta desafios significativos, destacando a necessidade de investimentos e planejamento robusto.

Informes Gerais: A reunião também tratou dos módulos de treinamento oferecidos pela FESPSP, aos representantes do Comitec e do Conselho Participativo que já estão com acesso a plataforma de treinamento, falou sobre os contratos precários com a CESAN, entre outros assuntos.

Próximos Passos

A quinta reunião ordinária do Comitec, já está agendada para o dia 27 de agosto de 2024, prometendo continuar o trabalho árduo em prol da universalização dos serviços de saneamento no Espírito Santo.

Encerramento

A reunião foi encerrada com agradecimentos e a assinatura da ata pelo Secretário-Geral, formalizando as decisões e destacando o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços de saneamento no estado.

Para mais informações, acesse o site da MRAE/ES ou entre em contato conosco. Junte-se a nós nessa missão de transformar a infraestrutura de saneamento do Espírito Santo!

MRAE/ES - Trabalhando hoje para um futuro mais sustentável e saudável para todos!

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb