18/07/2024 10h34 - Atualizado em 18/07/2024 10h37

Equipe da MRAE/ES visita obras de esgotamento sanitário em Aracruz, visando universalização dos serviços

No dia 17 de julho de 2024, o Secretário Geral da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE/ES), Sérgio Rabello, acompanhado pelo assessor Max Daibert e pelo Diretor Geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz, Amadeu Wetler, realizou uma visita às obras de esgotamento sanitário na sede do município, além dos distritos de Guaraná e Jacupemba.

A iniciativa faz parte do cumprimento das metas estabelecidas pelo novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil, que visa garantir acesso universal à água potável e ao tratamento e coleta de esgoto até 2033. A legislação federal, atualizada pela Lei nº 14.026/2020, prevê mudanças significativas no setor, como a obrigatoriedade de estipular metas de desempenho e universalização dos serviços, a regionalização dos serviços de saneamento e a promoção da concorrência no setor de saneamento.

No Espírito Santo, a estratégia de regionalização foi concretizada através da criação da MRAE/ES, instituída pela Lei Complementar nº 968/2021. Essa iniciativa busca integrar o Governo Estadual e os 78 municípios em uma única microrregião, promovendo decisões conjuntas sobre saneamento e delineando estratégias e investimentos para alcançar a universalização dos serviços até 2033.

Sérgio Rabello demonstrou otimismo com o andamento das obras em Aracruz, destacando que o município pode atingir as metas antes do prazo legal. As obras estão avançadas, com cerca de 90% concluídas, e em breve estarão em pleno funcionamento, aumentando significativamente a cobertura de coleta e tratamento de esgoto. “Estamos muito animados com o planejamento e a execução das obras pelo SAAE de Aracruz. O gerenciamento é eficiente, e a qualidade das obras está dentro do cronograma estabelecido”, afirmou Rabello.

Amadeu Wetler, Diretor do SAAE de Aracruz, enfatizou a importância das obras para a comunidade. "Nossa missão é alcançar a universalização do esgoto em Aracruz. Com a conclusão da Baixada Polivalente, a ETE Sul e a ETE Jacupemba, muitas pessoas serão beneficiadas, elevando o índice de esgoto tratado de 33% para 93% na área de abrangência do SAAE", destacou Wetler.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb