27/06/2024 15h53 - Atualizado em 27/06/2024 16h28

Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo participa do 3º Encontro dos SAAEs

O Secretário Geral da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE/ES), Sérgio Rabello e o assessor Max Dalbert, participaram do 3º Encontro dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) do estado. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, no Auditório da Prefeitura Municipal, no município de Baixo Guandu.

O encontro reuniu profissionais de diversos SAAEs do Espírito Santo, com apoio institucional do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES), composto por 25 municípios que prestam serviços de água e esgoto através dos SAAEs. Nos demais 53 municípios do estado, a prestação de serviços é realizada pela Companhia Estadual de Saneamento (CESAN), e em Cachoeiro do Itapemirim, o serviço é operado pela empresa privada BRK.

A programação do evento incluiu painéis sobre temas variados, como novas gerações de coagulantes químicos para tratamento de água, regulação dos serviços, importância dos consórcios públicos, sistemas informatizados de leitura de hidrômetros, tecnologias de baixo custo para tratamento de esgoto, gestão eletrônica de documentos e cadastro técnico operacional integrado.

Na manhã desta quinta-feira (27), Sérgio Rabello, abordou sobre a estruturação da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE), detalhando sua criação, modelo de governança, principais desafios e perspectivas para a universalização dos serviços, em conformidade com o novo marco legal do setor. Ressaltou que a MRAE/ES, instituída pela Lei Complementar 968/2021, é uma unidade que integra o Governo do Estado do Espírito Santo aos 78 municípios que a compõem.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb